FORMAÇÃO EM BUFÃO
por Andres Bezares
O Bufão "Crer convictamente em tudo; crer no amor, na família, na honra … assim surge o melodrama. Depois há um outro mundo. O mundo de quem se ri de tudo, de Deus, da Guerra, da SIDA… assim nascem os Buffons"Jacques Lecoq
Descrição O Bufão vive numa sociedade diferente da nossa. Extrema, selvagem, obscena, disforme, libertina, cruel, divertida. Perfeita. Absolutamente livre. Observa e devolve-nos com o seu espírito burlesco um olhar grotesco sobre o mundo em que vivemos. Trata-se de um teatro físico, com textos directos, inteligentes e corrusivos. O Bufão vive de uma presença cénica poderosa, de uma imaginação extrema e surpreendente. Liberdade e Jogo. Controlo do corpo e do gesto. Uma cumplicidade de grupo sensível e generosa. Um humor desconcertante. Promíscuo, genial e irreverente.
Objectivos Aprofundar o conhecimento do corpo como meio de expressão teatral; Desenvolver a criatividade mediante a relação entre as pessoas do grupo; Dotar o actor de uma técnica que sirva para fortalecer o seu próprio método de trabalho. Uma técnica sujeita às leis universais que pode ser aplicada a todos os estilos de construção dramática, qualquer que seja o método empregue e a sua concepção estética.
Conteúdos Trabalho específico dos elementos da natureza em relação com o mundo do Bufão; A improvisação como base do trabalho de Bufão, individual e colectivo; O Bufão grotesco e o bufão do mistério Introdução à tragédia; A estética do Bufão - preparar o vestuário
Metodologia O ensino relaciona o mundo que nos rodeia com o nosso mundo interior. Ensina-nos a observar como se movem os seres e as coisas e como estes se reflectem em nós. O nosso trabalho consistirá na identificação com as coisas (seres vivos ou materiais inertes) para representá-las através da nossa sensibilidade corporal. É o acto de transposição de uma observação, para expressá-la valendo-nos do nosso corpo.A interpretação que cada membro do grupo terá sobre as distintas maneiras de trabalho, a reflexão, a observação e a decisão conjunta sobre as possibilidades da elaboração de personagens, constituem o método de trabalho.
Estudios de Arte Dramático en la Escuela de Teatro de Vitoria-Gasteiz. Diplomado en la Escuela Internacional de Teatro Jaques Lecoq (París). Trabajó como autor, actor o director en diferentes creaciones de teatro, circo, cabaret y musicales de las siguientes compañías: Couliss y Alyopa (París), Motholove (franco-americana) y Porpol (España).
Desde el año 2004 enseña en la Escuela de Teatro de Vitoria-Gasteiz, impartiendo cursos monográficos. En el 2008 entro a formar parte del equipo pedagógico del Laboratorio Internacional del Actor en Movimiento, LIAM (Valencia). Actualmente forma parte del equipo artístico de Payasospital y trabaja con las compañías,
PuntoClown, teatro Paraíso y compagnie de théâtre Janvier.